fbpx
Connect with us

Dicas de Viagens

Viagem para o Caribe: escolhendo o destino ideal

Saiba como escolher o destino ideal para você através das dicas e informações sobre a região do Caribe

Published

on

Praias pelo Caribe

Já pensou em realizar uma viagem para o Caribe e encontrar as famosas  praias com areias brancas e mar de águas cristalinas com vários tons de azul? Vamos te ajudar a escolher o destino certo para você.

Se você está planejando uma viagem para o Caribe  mas está  indeciso sobre qual destino visitar, fique atento a algumas dicas importantes que vamos deixar aqui que vai influenciar na escolha do destino ideal e satisfazer suas expectativas.

Afinal, o que é o Caribe 

A região das Caraíbas, mais conhecida como o Caribe, é composta por destinos deslumbrantes que cabem em vários bolsos e gostos; ou seja, dá para planejar uma viagem para o Caribe e se hospedar em resorts de luxo nas cidades e praias  mais badaladas ou ficar em hospedagens menos luxuosas e curtir  as  praias mais  desertas e pouco exploradas . Dependendo do perfil de viajante e do tipo de viagem que você  está planejando é possível escolher e/ou  combinar os dois tipos de viagem e ter diferentes  experiências .

Onde fica o Caribe

Ilhas no Caribe

O Caribe é uma região que está localizada no continente americano composta pelo Mar do Caribe, suas ilhas e Estados insulares. Os países que formam a região estão localizados no continente ou podem ser  ilhas com extensão territorial diversificada.A  região  está localizada  na faixa leste da América Central, norte da América do Sul e abaixo do Golfo do México.

 Nem todas as ilhas são países; algumas delas estão ligadas a Estados ou territórios  diferentes. Algumas regiões pertencem ao continente americano, outras pertencem a  Holanda  ou  são britânicas.

Língua falada na região caribenha 

A região caribenha  possui uma diversificada cultura  por ter sido colonizada por  diferentes povos. Os diferentes tipos de colonização resultaram no  surgimento de vários idiomas ; dependendo do destino que você escolher na sua viagem para o Caribe a língua oficial pode ser o espanhol, inglês, francês ou holandês. Ainda existem os dialetos locais que são repassados entre  as gerações e às vezes se parecem com uma mistura de várias línguas. Mas, é possível se virar bem apenas  com as línguas oficiais. 

Preciso de visto para sua viagem para o Caribe?

O passaporte é um documento necessário para viajar pelo Caribe; embora alguns poucos destinos  aceitem documento de identidade com data de expedição válida até  10 anos , como é o caso de San Andrès. Mas, o melhor mesmo é ter o passaporte em mãos para possibilitar outras viagens internacionais  futuras.

Para a maior parte  das ilhas  não é necessário  visto no passaporte , mas dependendo do destino que você quiser  visitar será necessário.

Se você pretende conhecer  os destinos em que as praias estejam em território como os Estados Unidos ou Cuba, o visto é obrigatório. Para os destinos   mexicanos, como por exemplo as praias de  Cancun, não precisa de visto pois o México  deixou de exigir visto desde 2013.

Agora, se for visitar a região mais ao sul do Caribe como Colômbia, Barbados, Curaçao e Aruba também não há necessidade de visto.  Por isso é importante avaliar caso a caso e se organizar com uma certa antecedência.

Certificado Internacional de Vacinação

Em relação ao Certificado Internacional de Vacinação, é recomendado que você tenha a vacina contra a febre amarela pois, praticamente todos os destinos do Caribe estão exigindo a certificação de vacinação contra a  doença. Não se esqueça de levar esse documento na sua viagem para o Caribe. Na maioria dos casos, você não consegue embarcar sem ele. Para saber como conseguir esse documento basta acessar o site da Anvisa.

Melhor época para realizar a sua viagem para o Caribe

Não existe uma época definida para se visitar a região do Caribe pois o clima tropical favorece viajar em qualquer época do ano. O que precisa ser levado em consideração é a época de maiores e menores índices de chuvas e época de furacões. 

A cor da água também sofre alteração  nos períodos de chuvas e nas infestações do sargaço, que é uma alga marinha comum em regiões tropicais ; então, pode ser que aquela praia de azul turquesa não saia da  mesma cor nas suas fotos dependendo da estação em que você for. Por isso anote as dicas aí.

Os meses mais quentes e de maior incidência de chuvas são entre junho e novembro. De dezembro a março há uma menor incidência de chuvas e são meses menos quentes. Em abril, chove pouco e a temperatura começa a subir; a temperatura da água é bem agradável e é considerado um bom mês. Em maio começa a chover com maior frequência e a temperatura continua a subir .

Vou pegar temporada de furacões na minha viagem para o Caribe?

 Em relação à temporada  de furacões , é mais indicado visitar a maior parte das ilhas entre dezembro e maio porque a temporada oficial de furacões ocorre entre o início de junho e o final de novembro; mas o intervalo entre agosto a outubro é considerado o mais crítico .

 Pode ser que você vá nesse período e não pegue nenhum furacão, mas é arriscado. Lembrando também que nem todos os destinos do Caribe sofrem com os furacões, pois cada região tem suas particularidades. Leve em consideração essas informações no seu planejamento da viagem.

Hotéis no Caribe:  All Inclusive ou Convencional?

Essa é uma pergunta  que você precisa dar atenção no planejamento de sua viagem para o Caribe . A resposta vai depender do que você deseja fazer durante a viagem. Se você pretende curtir o hotel e todos os seus serviços ( lazer, entretenimento, culinária) e não faz  questão de sair dele, os hotéis com sistema  all inclusive é uma opção para isso. Agora, se pretende explorar o local, praticar alguns esportes aquáticos e passear o dia todo, você não terá tempo de curtir todos os serviços que o hotel  oferece; nesse caso, um hotel convencional pode ser melhor. Assim, dá para  investir mais em passeios do que na hospedagem e você vai curtir a viagem como planejado. E lembre-se que cada região tem um sistema diferente de all inclusive a depender do destino, do fluxo de turistas e da infraestrutura local. Ainda, você pode separar alguns dias somente para relaxar num hotel all inclusive e outros fazer passeios e atividades subaquáticas como mergulho, snorkel e outros que o destino oferecer.

Agora , com essas dicas você pode partir para escolher qual o destino que  se encaixa perfeitamente para sua viagem, dentre as centenas de ilhas localizadas no Caribe. 

Aproveite para  saber um pouco mais sobre os principais destinos do Caribe.

A melhor viagem é aquela planejada para atender as expectativas do viajante. Somos especialistas em destinos exclusivos no Caribe. Conheça e se encante com nossos roteiros personalizados e tenha uma experiência memorável.

Continue Reading
3 Comments

3 Comments

  1. CLAUDIA MARIANO SIMOES

    abril 22, 2021 at 3:54 pm

    Que incrível…esta matéria está muito legal. Gostei muito de conhecer o Caribe através de vcs.Se tiver oportunidade vamos sair de férias com vcs…até lá!

  2. Sistcom sistema comercial

    setembro 30, 2021 at 12:08 pm

    Parabéns!!!

    Ótimo site.
    Desejo-lhes sucesso.

    • Agência Bia Tour

      novembro 8, 2021 at 1:56 pm

      Olá, que bom que tenha gostado do nosso conteúdo. Caso tenha interesse por um de nossos destino entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise por categoria:

Advertisement

Destaques no Blog

Experiências5 meses ago

Descubra os Encantos de Nova York: Um Guia Completo para Explorar a Big Apple

Nova York, a cidade que nunca dorme, é uma metrópole vibrante e diversificada que atrai visitantes de todo o mundo...

Consultoria de viagens1 ano ago

Roteiro Fernando de Noronha com Porto de Galinhas e Maragogi

Não cometa o erro de passar 7 dias no mesmo destino do Nordeste. Conjugue seu roteiro e viva experiências únicas.

Dicas de Viagens2 anos ago

O QUE FAZER EM NATAL RN EM 5 DIAS: DA PRAIA AO TURISMO CULTURAL

Já pensou em conhecer Natal/RN fugindo do tradicional turismo de sol e mar? Nesse post iremos mostrar como enxergar esse...

Sol e Praia3 anos ago

Jericoacoara ou Maragogi, qual destino vou primeiro?

Quando começamos a planejar uma viagem pelo nordeste, bate logo aquela dúvida sobre qual destino visitar, afinal, vou pra Jericoacoara...

Gramado Pórtico (Entrada Via Taquara) Gramado Pórtico (Entrada Via Taquara)
Dicas de Viagens3 anos ago

5 razões para ir a Gramado e Canela

Duas cidades incríveis na Serra Gaúcha com ares europeu.

Viagem em Família3 anos ago

3 Dicas para viajar na pandemia

Com planejamento, é possível viajar em segurança durante a pandemia.

Peixe-boi marinho na Barra do Mamanguape Peixe-boi marinho na Barra do Mamanguape
Ecoturismo3 anos ago

O projeto Peixe-boi marinho 🐋 na Barra de Mamanguape (video)

Quem goste de natureza vai se apaixonar pelo passeio do projeto Peixe-boi marinho e pelas Tartarugas pulando na Barra de...

Chile com crianças Chile com crianças
Viagens com Crianças3 anos ago

Chile com crianças: o que fazer em Santiago do Chile? (vídeo)

Santiago do Chile é uma das capitais mais moderna da América do Sul. Fica ao lado das Cordilheiras dos Andes,...

Praia de Coqueirinho PB Praia de Coqueirinho PB
Sol e Praia3 anos ago

Praia de Coqueirinho PB 🏝, uma das 10 melhores do Brasil!

Seja para banho ou pelo lindo visual, você precisa conhecer a praia de Coqueirinho PB. Com o passeio de Jipe...

praia de Tambaba JP praia de Tambaba JP
Sol e Praia3 anos ago

Praia de Tambaba 🏝: mítica! 😍Video e Confidências

Eu sou no mínimo suspeito para falar da praia de Tambaba João Pessoa, para não dizer culpado e reincidente incontrolado!