fbpx
Connect with us

Sol e Praia

Maragogi, Caribe Brasileiro

Published

on

Maragogi é o destino litorâneo mais badalado de Alagoas. Não é somente uma praia, é uma cidade com 22 km.

Devido sua beleza fascinante que encanta turistas de várias partes do mundo, Maragogi foi apelidado de: ​“Caribe Brasileiro”​.

Suas praias estão entre as mais lindas do mundo. Possui a segunda maior área de preservação de corais do planeta, perdendo somente para a Grande Barreira de Coral Australiana, situada na Austrália.

A região possui 130 km, que corresponde da Praia dos Carneiros, em Pernambuco, até a Praia de Paripueira, perto da capital de Maceió, com uma extensão de 413 mil hectares de área protegida.

Há fiscalização permanente no local de preservação para impossibilitar que as pessoas infrinjam as regras e desrespeitem a área de preservação dos corais, onde é totalmente proibido danificar ou levar qualquer coisa dali, até mesmo uma conchinha do mar. Também não é permitido passar filtro solar na região, exatamente por ser uma área de preservação ambiental.

A região de Galés é formada por um conjunto de três piscinas naturais próximas da orla de Maragogi, sendo elas: Galés, Taocas e Barra Grande.

A região de Maragogi é uma verdadeira miscelânea clássica do nordeste brasileiro e da região caribenha composto por piscinas naturais, mar cristalino, coqueiros, a areia é branquinha e aquele ar típico de lugar paradisíaco, próprio para aqueles que buscam lugares de uma paz infinita…

O letreiro da cidade fica localizado na orla, região central de Maragogi, contendo a respectiva escrita:​ “Maragogi lugar pra repetir”​. Um ponto muito visitado por turistas que param para poderem tirar algumas fotos no local.

Seu itinerário de praias

  • –  Praia de São Bento;
  • –  Praia de Camacho;
  • –  Praia de Maragogi;
  • –  Praia de Burgalhau;
  • –  Praia de Barra Grande;
  • –  Praia de Antunes;
  • –  Praia de Xaréu;
  • Praia de Ponta de Mangue;
  • Praia de Dourado;
  • Praia de Peroba.

Em Maragogi tem uma orla. É um pequeno centro bem em frente à praia, dando o privilégio de poder avistar o maravilhoso mar azul.

Mais a frente, vê-se os barcos e é nesse ponto em que a cor da água se destaca, dando um contraste ainda mais exuberante. A água é bem quente.Um dos maiores destaques desse verdadeiro paraíso são as ​Galés​, as famosas ​Piscinas Naturais​ formadas por recifes de corais durante o período de maré baixa.O acesso às Piscinas Naturais só é possível através de lanchas ou catamarãs.


São esses meios de transportes utilizados para se chegar aos conjuntos de piscinas que ficam a 6 km da praia.Ali os turistas podem fazer mergulho com cilindro para apreciar de perto a encantadora vida marinha: peixes coloridos, corais entre outras espécies marinhas.Tem a opção do mergulho reconduzível, onde o visitante será acompanhado por um instrutor, podendo descer até 5 km de profundidade.Melhores opções de passeios

  • –  Passeio de buggy de ponta a ponta. Os serviços dão início entre 8h e 9h. O passeio é feito em um período de 3h a 4h, podendo pedir para ser interrompido no horário que quiser almoçar. Caso não conheça bons restaurantes, pode pedir a dica para o bugueiro que poderá lhe sugerir as melhores opções;
  • –  Passeio de lancha ou catamarã. Geralmente esses serviços dão início entre 6h e 15h, O tempo de duração desse passeio vai de 1h a 1h 30 min.,dependerá do nível das marés que tem como limite máximo 0.6, passando disso, nem é realizado o passeio.
  • –  Programa imperdível é o passeio de bike aquática nas praias de Barra Grande e Ponta de Mangue;
  • –  Passeios de caiaque.
  • –  Ver Maragogi de cima no Mirante do Cruzeiro que fica localizado na Pousada Alto do Cruzeiro. O lugar oferece as melhores vistas da região central de Maragogi.

Praias de Maragogi

A ​Praia de Maragogi​ é a mais próxima do centro, onde fica o calçadão, tem um número maior de bares, restaurantes e também uma feira de artesanato.

É aí que ficam concentrados os principais empreendimentos turísticos da região, exatamente onde o turista irá encontrar um pouco de atmosfera mais urbana em relação às outras demais praias, porém, ainda assim, preserva toda a tranquilidade e beleza natural de uma praia no coração da Costa dos corais.

A ​Praia Ponta de Mangue​ fica no litoral norte de Maragogi e é uma das praias mais famosas da região devido ao sucesso de suas águas verdes, calmas e mornas, principalmente durante o período do verão.
No período certo, essas águas se assemelham muito às praias de Caribe.

Os coqueiros dão um charme especial, além de boa sombra. Contém uma boa faixa de areia clara e fina. A água é calma, ideal para as famílias que viajam com crianças pequenas.

É considerada um dos recantos da região pela beleza do seu visual e tranquilidade, além do clima agradável. Ideal para descansar, tomar um bom banho e também para praticar esportes náuticos, como caiaque e vela.

A ​Praia de São Bento​ fica a 4 km da vila e é tranquila e bucólica. Possui águas cristalinas e recifes, além de imenso coqueiral e casinhas de pescadores.

O destaque fica por conta da chamada Coroa de São Bento ou Croa de São Bento. Trata-se de uma região com formações coralinas e de águas claras onde é possível fazer um ótimo mergulho. O lugar é ideal para os amantes de mergulho e muito bom também porque não costuma ficar lotado como nas demais regiões de Maragogi.

São Bento é um povoado de Maragogi muito conhecido pela fabricação do bolo de goma feito artesanalmente.

Outro atrativo é o encontro do rio com o mar, assim como a chegada das pequenas embarcações contendo peixes, camarões e lagostins.

A ​Praia de Burgalhau​ é muito tranquila e de clima bem agradável, motivo pelo qual é considerada por muitos como um dos retiros da região de Maragogi.

Possui um mar manso, de águas cristalinas e uma grande área de areia de tom claro batida.

Também é rodeada por coqueiros e ideal para praticar esportes náuticos, como jet ski. É uma boa opção para as férias na companhia da família ou de amigos.

A praia oferece moderada infraestrutura de serviços, porém, recomenda-se levar alimentos e bebidas por precaução de possíveis imprevistos e transtornos.

A ​Praia de Camacho​ está localizada no litoral sul de Maragogi. A região é tranquila e de mediana extensão, também considerada um dos recantos de Maragogi.
Seu clima é agradável e possui uma bela paisagem, mar calmo, de águas cristalinas, uma boa faixa de areia dourada e fina, cercada por coqueiros e vegetação nativa.

A região não é muito conhecida por turistas, somente na alta temporada costuma receber visitas e acaba ficando praticamente deserta fora desse período.

Quando a maré está baixa, forma-se um longo trecho de areia, possibilitando que as pessoas que estiverem por ali possam pegar mariscos na praia.

O lugar é ideal para quem busca por total tranquilidade, quanto a estrutura, é considerado um ponto negativo. Não possui muita estrutura, há poucos bares ou quiosques ao longo de seu trecho e costuma ser mais visitada por moradores e pescadores que por turistas.

A ​Praia de Antunes​ está​ ​localizada na região norte. Fica entre as praias de Barra Grande e Dourado. A praia é famosa por suas águas azul piscina, lembrando as paradisíacas praias do Caribe, motivo pelo qual está sendo uma das praias mais procuradas de Maragogi na atualidade. Bem oposta às que são famosas exatamente por serem mais tranquilas e desertas.

Entretanto, a região não possui tanta estrutura assim, como bares e restaurantes, na verdade, ela conta mais com opções de barracas servindo petiscos e bebidas e vendedores ambulantes.

A praia também é famosa por ser exatamente nela que se encontra o tão famoso​ “coqueiro torto”​, ponto muito frequentado pelos turistas que sempre param para tirar aquela foto para guardar de recordação do lugar.

Uma das principais características dessa região também são os bancos de areia que se formam durante a maré baixa, tornando possível a caminhada por dentro do mar com a água batendo na altura dos joelhos.
O mar é calmo e quente.

A ​Praia de Barra Grande​ está localizada no litoral norte de Maragogi, fica entre as praias de Antunes e Burgalhau.

Possui infraestrutura rústica e é perfeita para quem deseja entrar em conexão com a natureza. Apesar da simplicidade, costuma ser uma das mais procuradas por turistas na época de maré baixa pelas piscinas naturais formadas entre os bancos de areia.

É considerada uma das praias mais legais da região por suas águas límpidas, calmas e também por ser ideal para famílias com crianças que preferem curtir a segurança de um mar estilo piscina.

As Galés de Barra Grande atrai muitos turistas no período em que a maré está seca. Quando ela atinge o nível de 0.0, forma um banco de areia seco no meio do mar, dando a possibilidade de caminhar a pé por dentro do mar, motivo pelo qual foi apelidado como o famoso ​“Caminho de Moisés”​.

As piscinas naturais ficam cerca de 1 km dentro do mar e esse banco de areia que se forma permite com que as pessoas cheguem até elas a pé mesmo. Lembrando mais uma vez que isso só é possível quando a maré atinge o marco de 0.0.

Também vale lembrar que aqueles que desejarem conhecer as piscinas de Barra Grande, devem se certificar antes sobre a previsão das marés no período em que deseja fazer a visita ao local, consultando através do ​Google​ sobre a ​“Tábua das marés”​.

A​ Praia do Dourado ​não está entre as praias mais visitadas de Maragogi. É uma praia bem tranquila, considerada um dos refúgios da região.
Esse trecho da orla norte de Maragogi é ideal para quem busca um lugar aconchegante para descansar.

Seu clima é agradável, possui uma bela paisagem, também uma boa faixa de areia clara e o mar é bem calmo e de águas cristalinas, lembrando uma lagoa. A região também é cercada por vegetação nativa.

Não é muito atraída por turistas, talvez pela falta de estrutura, porém, serve como fonte de renda para os moradores da região, sendo que no período de maré baixa muitos moradores costumam pegar mariscos nas areias da praia.

Uma praia ideal para o banho, principalmente para crianças e idosos, praticar esportes náuticos como o windsurf e o caiaque.

A ​Praia de Peroba​ está localizada no litoral norte de Maragogi. É uma praia de extensão mediana e grande beleza natural, com muitos coqueiros, águas claras e mornas, muitos corais no mar e, consequentemente, piscinas naturais durante o período de maré baixa. Conta também com uma boa faixa de areia clara e fina, o mar é calmo e de águas cristalinas. Possui temperatura agradável.

Pouca infraestrutura, comércio fraco, impossibilitando a visita de vários turistas que preferem curtir as praias mais badaladas e com mais estruturas, porém, é uma praia ideal para quem quer fugir da agitação e relaxar. Ideal também para famílias com crianças, pois podem ver os peixinhos de perto, lembrando que apenas durante o período de maré baixa.

Também, devido à existência de corais nessa região, faz-se necessário atentar aos riscos de acidentes ao entrar no mar no período da maré alta, onde não se consegue ter uma visão completa dos corais. Portanto, a dica é que haja maiores cuidados durante esse período.

A ​Praia de Xaréu​, também conhecida como a ​“Praia da Bruna”​, uma homenagem à Bruna Lombardi que era constantemente vista pela região na década de 80, está localizada a cerca de 8 km do centro de Maragogi. É próxima a uma pequena vila com casas de veraneio e não tem muito comércio na areia nem costuma ter muito movimento de banhistas, tornando-se um local ideal para aqueles que viajam para a região em busca de tranquilidade.

É uma praia de águas cristalinas e quentes, formando uma espécie de lagoa no período de maré baixa, algo que a difere das demais praias de Maragogi.

Nos períodos em que o mar fica vazio, é possível atravessar vários metros a pé dentro do mar, com um nível muito baixo de água, motivo pelo qual os buggys fazem passeios com paradas exatamente ali, durante esse período de maré baixa.

Algo muito negativo é sobre a acessibilidade que só é possível de poucas formas. Alguns estabelecimentos são privados e a estrada é exclusiva para passeio de buggy.

Dicas importantes

Na região de Galés só é permitido a entrada de pequenas embarcações, como lanchas e barcos pequenos. Como elas são abertas para um número restrito de pessoas, há limites diários de visitantes, sendo assim, acabam sendo as primeiras a esgotar.

Vale perguntar ao barqueiro que você irá comprar o ingresso, para quais piscinas ele irá, pois geralmente, mesmo quando elas se esgotam, eles continuam vendendo, só que para outras Piscinas Naturais, como se fossem as Galés. As outras piscinas também são bonitas, porém, não são as Galés, portanto, vale perguntar antes para que você tenha consciência do verdadeiro destino que está indo e não se sentir enganado ou frustrado depois, embora, as outras piscinas também sejam muito belas.

Dica para pegar a melhor época das piscinas naturais

Marque a viagem para a lua cheia ou nova, pois nas luas crescente e minguante, ocorre o fenômeno que eles chamam de ​“maré morta”,​ onde a maré não varia muito e não alcança a maré baixa que é necessário que se possa realizar esse passeio.

O melhor período para esse passeio é entre outubro e janeiro. Entre fevereiro e março a temperatura já começa a ficar meio instável, porém, ainda consegue aproveitar. Já entre os meses de abril a julho, devem ser evitados por serem meses mais chuvosos.

No período de meses de chuvas, o mar se agita muito, tornando as águas mais turvas, o que acaba impossibilitando um melhor proveito na região das piscinas naturais, que ficam calmas e cristalinas somente em outras épocas.

Lembrando que:​ quanto mais baixa a maré, mais bonita fica a piscina. O nível máximo aconselhável é de 0.6, estando acima disso, o passeio nem é realizado.

Muitos turistas alertam que acima de 0.4, já não fica tão bom assim para se aproveitar melhor a experiência na região.

Com a maré baixa, forma-se o​ “banco de areia”​ no meio do mar. Esse período acontece entre 6h e 15h. Só aí são realizados os passeios.

É aconselhável que o visitante procure se orientar ao horário da maré, onde o passeio será liberado entre 2 horas antes e 2 horas depois do pico mais baixo das marés.

O respectivo horário de começo e fim do passeio nesse local dependerá do nível das marés. Para saber como estarão as marés no dia que você pretende ir visitar, basta consultar no

Google:​ “Tábua das marés Maragogi”.

Para conseguir ver bastante peixinhos, fique perto dos corais e evite a multidão porque quanto mais pessoas, menos peixes aparecem.
É importante lembrar que não é permitido alimentar os peixes.

Para fazer os passeios às Piscinas Naturais, o turista tem como opções ir ao centrinho de Maragogi onde há diversas agências, hotéis e até mesmo os próprios barqueiros oferecendo o passeio, porém, não é recomendável comprar de vendedores ambulantes para não correr riscos de ser enganado.

Uma dica importante: Durante a alta temporada, que vai de dezembro a fevereiro, é aconselhável se deixar o passeio reservado com um dia de antecedência.

Vale lembrar que os horários dos passeios sempre variam de acordo com o respectivo horário das marés, ocorrendo somente no momento em que ela estará mais baixa.

Faixa de preços atualizados

  • –  Passeio de buggy, custa em média R$ 300,00 para até 4 pessoas de qualquer idade e o passeio independe do horário da maré, podendo ser realizado entre as 8h às 15h, tendo uma duração média de 3h a 4h de passeio;
  • –  Passeio de lanchas, custa em média R$ 100,00 por pessoa e a lancha leva até 6 passageiros;
  • –  Passeio de catamarã, R$ 75,00;
  • –  As fotos subaquáticas, para até 2 pessoas, o valor é de R$ 70,00, dando um total de 20 a 25 fotos (alguns casos a pessoa acaba recebendo mais fotos de cortesia). Esses serviços costumam ser feitos por um fotógrafo da região;
  • –  Mergulho com cilindro, custa na faixa de R$ 120,00 por 20 minutos;
  • –  Aluguel de snorkel de R$ 15,00 a R$ 25,00. A dica é levar o seu, caso tenha;ConselhosMaragogi não tem serviço de Uber. Para aproveitar bem seus passeios, sem hora certa de sair de um lugar para o outro, é aconselhável alugar um carro para poder conhecer mais praias por conta própria e não depender dos buggys;Outro conselho é levar dinheiro para evitar pagar mais caro utilizando cartões.

A criatividade do brasileiro dispensa a tecnologia

Em muitas praias é possível encontrar métodos bem criativos para que o turista possa se divertir e conseguir tirar fotos com efeitos em vários formatos, como coração, estrela, sem se esquecer até do cuidado de um pequeno suporte para apoiar a “invenção”, que só poderia ser de brasileiro mesmo, que dispensa a tecnologia e através de recursos bem simples, porém, altamente criativos, utiliza-se de pedaços de madeiras (tronco de árvore), entre outros métodos, para fazer os recortes que garantirão os respectivos efeitos em suas fotografias.

Encontra-se também o formato de um grande coração todo elaborado com cascas de cocos, onde para se obter um melhor ângulo, recorre-se a um método que nos remete à infância: subir em uma árvore, podendo assim, garantir aquelas fotos perfeitas que você certamente guardará de lembrança por muitos anos.

Atrações da cidade

Nos meses de setembro e outubro ocorrem os festivais gastronômicos da região, sendo o Festival da Lagosta, em setembro, e o Festival da Mariscada em outubro.

Onde ficar em Maragogi: 7 alternativas de hospedagens para todos os gostos Ecohar Yoga – (Indicado no quesito estilo de vida natural “vegetariano e vegano”)

Apesar da simplicidade, o lugar está entre os mais bem pontuados da badalada Praia de Maragogi. Situado à beira mar, a 600m do centro da cidade de Maragogi.

O ambiente é uma ótima opção para os adeptos de yoga e do estilo de vida vegano. Oferece aulas de yoga e meditação e também aulas de culinária vegetariana e vegana.

Disponibilidade de wi-fi gratuito, possui poucos quartos, porém, aconchegantes com ar-condicionado, guarda-roupa, banheiro privativo, toalhas e lençóis.
A sala de TV é compartilhada e possui outras comodidades incluindo jardim e terraço.

Dispõe do serviço de buffet onde o café da manhã diário inclui variedade de frutas frescas, pães e bolos. Estão inclusos duas refeições vegetarianas e veganas diárias.
No restaurante da pousada pode-se desfrutar de especialidades vegetarianas e veganas durante o almoço e jantar.

A pousada também oferece como opcional esportes como: stand up paddle, caiaques duplos com fundo de acrílico, caiaque simples, passeio com bote inflável, aluguel ou trilhas de bicicleta, expedições terrestres ou marítimas e mergulho scuba diver ou snorkel.

Segundo o site Tripadvisor, possui nota 5.0, considerada excelente em todos os critérios avaliativos.

Pousada Camarium Grande – (Indicado no quesito “pequeno porte luxuoso”)

A Pousada é um hotel de pequeno porte luxuoso, possui quartos com TV de tela plana, ar-condicionado, geladeira e wi-fi gratuito.

A pousada oferece concierge e serviço de quarto, além do benefício de poder aproveitar a piscina e o café da manhã disponíveis no local, para os clientes especiais.
Hóspedes que chegam de carro tem estacionamento gratuito.

Fica bem localizada, perto de muitas atrações turísticas da cidade de Maragogi.

De acordo com o site Tripadvisor, possui nota 5,0, considerada excelente em todos os critérios avaliativos.

Croa Mares Hotel – (Indicado no quesito “preço acessível”)

Está localizado na Praia de Peroba, tendo também diversas praias próximas e muitas atrações de passeios na região.

O hotel apresenta boa gastronomia.

Segundo o site Tripadvisor, o hotel está avaliado com nota 4,5, sendo considerada excelente nos critérios avaliativos.

Salinas Maragogi All Inclusive Resort – (Indicado no quesito “resort”)

É considerado o melhor resort para a família por oferecer aos hóspedes uma estrutura completa para toda a família e totalmente integrado com a natureza, tendo mais de 66.000 m2.

De acordo com o site Tripadvisor, possui 4,5 de pontuação, considerado como excelente pelos critérios avaliativos.

Pousada Barra Velha – (Indicada no quesito “diversidade” por possuir chalés e suites)

Localizada à beira mar na Praia de Peroba.
Possui 34 acomodações que são distribuídas em 20 chalés e 14 suítes, sendo todas acomodações climatizadas.

A recepção funciona das 6h às 22h.
O ambiente conta com apartamentos especiais, com fácil acesso para cadeirantes, além de um espaço de recreação para crianças a partir de 4 anos de idade.

Possui restaurante com café da manhã, almoço e jantar, servidos em sistema de buffet, além de lanches.
O horário de funcionamento do restaurante é das 7h às 21h e é exclusivo para os clientes hospedados no hotel.

Segundo o site Advisor, possui 5,0 de pontuação, considerada excelente pelos critérios avaliativos.

Maraga Beach Hostel (Indicado no quesito “hostel”)

O hostel está localizado no centro, em frente à praia de Maragogi, possibilitando um fácil acesso às demais praias e passeios turísticos da cidade.

Boa opção para aqueles que precisam economizar em viagens e procuram por um hostel devido o valor ser mais acessível.

Segundo o site Advisor, possui pontuação 4,5, considerado excelente pelos critérios avaliativos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise por categoria:

Advertisement

Destaques no Blog

Experiências5 meses ago

Descubra os Encantos de Nova York: Um Guia Completo para Explorar a Big Apple

Nova York, a cidade que nunca dorme, é uma metrópole vibrante e diversificada que atrai visitantes de todo o mundo...

Consultoria de viagens1 ano ago

Roteiro Fernando de Noronha com Porto de Galinhas e Maragogi

Não cometa o erro de passar 7 dias no mesmo destino do Nordeste. Conjugue seu roteiro e viva experiências únicas.

Dicas de Viagens2 anos ago

O QUE FAZER EM NATAL RN EM 5 DIAS: DA PRAIA AO TURISMO CULTURAL

Já pensou em conhecer Natal/RN fugindo do tradicional turismo de sol e mar? Nesse post iremos mostrar como enxergar esse...

Sol e Praia3 anos ago

Jericoacoara ou Maragogi, qual destino vou primeiro?

Quando começamos a planejar uma viagem pelo nordeste, bate logo aquela dúvida sobre qual destino visitar, afinal, vou pra Jericoacoara...

Gramado Pórtico (Entrada Via Taquara) Gramado Pórtico (Entrada Via Taquara)
Dicas de Viagens3 anos ago

5 razões para ir a Gramado e Canela

Duas cidades incríveis na Serra Gaúcha com ares europeu.

Viagem em Família3 anos ago

3 Dicas para viajar na pandemia

Com planejamento, é possível viajar em segurança durante a pandemia.

Peixe-boi marinho na Barra do Mamanguape Peixe-boi marinho na Barra do Mamanguape
Ecoturismo3 anos ago

O projeto Peixe-boi marinho 🐋 na Barra de Mamanguape (video)

Quem goste de natureza vai se apaixonar pelo passeio do projeto Peixe-boi marinho e pelas Tartarugas pulando na Barra de...

Chile com crianças Chile com crianças
Viagens com Crianças3 anos ago

Chile com crianças: o que fazer em Santiago do Chile? (vídeo)

Santiago do Chile é uma das capitais mais moderna da América do Sul. Fica ao lado das Cordilheiras dos Andes,...

Praia de Coqueirinho PB Praia de Coqueirinho PB
Sol e Praia3 anos ago

Praia de Coqueirinho PB 🏝, uma das 10 melhores do Brasil!

Seja para banho ou pelo lindo visual, você precisa conhecer a praia de Coqueirinho PB. Com o passeio de Jipe...

praia de Tambaba JP praia de Tambaba JP
Sol e Praia3 anos ago

Praia de Tambaba 🏝: mítica! 😍Video e Confidências

Eu sou no mínimo suspeito para falar da praia de Tambaba João Pessoa, para não dizer culpado e reincidente incontrolado!